implante-dentario
ESPECIALIZAÇÃO

Leia artigos científicos sobre

NOVA PESQUISA

Implante dentário

Custo, indicações e procedimentos

Dados chaves

800 mil implantes e 2,4 milhões de próteses dentárias são colocados por ano no Brasil.(1)

Implante dentário não é usado apenas por idosos.(2)

Eles ajudam na fala e aumentam a autoestima dos pacientes.(2)

Existem mais de 20 mil implantodontistas no Brasil para cuidar do sorriso dos brasileiros.(3)

Segundo o Ministério da Saúde, 20% dos brasileiros já perderam todos os dentes da boca.

A correta higienização, cuidados e controles periódicos garantem a longa duração do implante dentário.

O que são implantes dentários

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), implantes dentários são pinos de titânio inseridos cirurgicamente em espaços formados devido a perda dentária.

O que são implantes dentários

Por ser introduzido dentro do osso, o implante dentário atua como um substituto para a raiz de um dente ausente. O implante se integra com o osso e funciona como um dente natural, sem afetar os tecidos e dentes adjacentes. O procedimento de implante é uma alternativa às dentaduras ou pontes.

Você sabia?

Você sabia que…

a maioria dos procedimentos de colocação de implantes são bem sucedidos e apenas 1-2% são rejeitados.

Quando o implante dentário é indicado

Os implantes são colocados nos ossos da mandíbula e da maxila para substituir um ou vários dentes ausentes. A restauração com implantes dentários é benéfica, pois evita o desgaste desnecessário de dentes saudáveis para instalação de pontes e outras próteses.

Quando o implante dentário é indicado
Você sabia?

Você sabia que…

Em casos de perda total de dentes, os implantes auxiliam em procedimentos chamados “protocolo”. Esse procedimento consiste na instalação de cerca de 6 implantes se for na maxila e 4 se for na mandíbula. Uma prótese total é então instalada sobre os implantes que servem de base para ela, garantindo a estabilidade e o conforto.

Os implantes são indicados nos casos em que:

Há falta um ou mais dentes

Há falta um ou mais dentes

Deseja-se um sorriso fixo e bonito

Deseja-se um sorriso fixo e bonito

Há presença de tecidos saudáveis

Há presença de tecidos saudáveis como espessura óssea favorável

Há ausência de doenças

Há ausência de doenças que impeçam a fixação do implante na área óssea

Deseja-se usar uma dentadura fixa

Deseja-se usar uma dentadura fixa

O passo-a-passo do procedimento

1. Avaliação:

Na avaliação com o seu dentista você pode ser encaminhado ao dentista especialista em implante, chamado de implantodontista.

Este especialista irá:

  • Realizar uma avaliação clínica e verificação das estruturas dentárias.
  • Avaliar histórico médico de doenças que interfiram na cicatrização, formação de coágulo e na osseointegração do implante. Presença de condições de saúde como diabetes e pressão alta ou baixa também são levadas em consideração.
  • Requerer exames de imagem como raio x dentário e tomografia para análise da qualidade e quantidade de estrutura óssea e de espaços.
  • Planejar o tratamento em relação a necessidade de enxerto ósseo prévio a colocação dos implantes, número de pinos necessários, tipo mais recomendado para cada caso.
  • Checar se no momento da cirurgia será necessário a extração de dentes ou raízes.
O passo-a-passo do procedimento

2. Cirurgia de Inserção dos implantes

Para tal, o implantodontista irá:

  • Anestesiar o local onde serão instalados os implantes.
  • Perfurar o tecido com equipamento especial
  • Inserir dos pinos de titânio
  • Colabar os tecidos gengivais.

3. Pós-operatório

Após a colocação dos implantes, é necessário um período de 3-6 meses para permitir a osseointegração e a cicatrização da área.

Durante este tempo, o dentista pode colocar uma coroa ou prótese temporária para garantir o resultado estético e funcional que o paciente necessita enquanto os implantes estão sendo integrados.

4. Prótese e reabilitação estética

Após verificação da osseointegração e cicatrização dos tecidos e essas terem sido satisfatórias, entra-se na fase de prótese e reabilitação estética, que é a parte que fica visível no sorriso.

Esta fase pode ser feita pelo implantodontista, pelo protesista ou pelo dentista clínico geral.

O passo-a-passo dessa etapa é:

  • Remoção dos provisórios
  • Molde ou impressão da área dos implantes
  • Cimentação ou parafusamento da coroa ou do protocolo nas próximas sessões.
  • Instrução de higiene oral e de quando realizar limpezas dentais.

Relação com outros tratamentos e medicações

A inserção de implante dentário deve ser planejada. O processo completo pode envolver mais de um ano entre enxerto ósseo, colocação do implante, e prótese definitiva. Por isso, deve-se considerar que outros tratamentos que estão sendo realizados ou que serão realizados, bem como condições médicas e uso de certos medicamentos, podem influenciar o sucesso do implante.

Implantes durante Tratamento Ortodôntico

De uma forma geral, em tratamentos ortodônticos comuns, não é indicado cirurgia de implantes antes da finalização completa do tratamento.

Pelo fato de que os dentes movem-se e a estrutura óssea também é modificada, principalmente durante a fase de alinhamento e nivelamento, a colocação de implantes poderia não ser precisa em relação à melhor posição. Também, por consistir em uma estrutura fixa, o implante não move-se com a movimentação ortodôntica, podendo gerar espaços difíceis de serem fechados pelo ortodontista.

Implantes durante Tratamento Ortodôntico

Atenção: Nos casos de acidente ou perda dentária devido à trauma ou qualquer lesão sofrida durante o tratamento ortodôntico, coroas provisórias podem ser utilizadas a fim de tornar o sorriso mais estético e ajudar na manutenção de espaço para que, ao final do tratamento ortodôntico, seja assim, instalado os implantes dentários e coroa definitiva.

Implantes e clareamento dental

O clareamento dental é um procedimento estético na odontologia que visa clarear e dar uma aspecto mais saudável aos dentes.

Implantes e clareamento dental

As coroas dentais, próteses parciais e totais que são utilizadas junto com implantes, não sofrem a ação clareadora dos géis de branqueamento. Assim, uma vez que a prótese definitiva é cimentada ou parafusada no implante, essa não poderá mais alterar a cor ou tornar-se mais clara.

Para que seja obtido um tratamento de sucesso, é indicado que o clareamento dental seja feito previamente ao tratamento com implantes dentários ou, pelo menos, antes da fase de coroas provisórias e definitivas.

Implantes e Medicamentos

É importante mencionar previamente ao dentista se o paciente tem uma condição crônica, especialmente se é uma condição que impede a coagulação do sangue ou não facilita a cicatrização (por exemplo, anemia, hemofilia ou diabetes mellitus). Além disso, qualquer medicamento que o paciente esteja tomando para qualquer condição que ele tenha deve ser registrado, mesmo que pareça não estar relacionado.

Implantes e Medicamentos

Medicamentos que podem afetar o implante dentário tanto na cicatrização quando no sangramento cirúrgico são:

  • Antidepressivos
  • Medicamentos para osteoporose
  • Anti-inflamatórios não esteróides (Aspirina entra nesta classe)
  • Alguns antibióticos

Custo do tratamento

O custo dos implantes varia de acordo com o número de pinos, sua qualidade, tipo, tamanho, tratamento de superfície do implante, método utilizado, o tipo de restauração final e se um enxerto ósseo será necessário. O tratamento é individualizado em cada caso e você deve discutir suas opções com seu dentista.

A faixa de preço de um implante dentário unitário pode variar entre R$1.500 a R$4.000. Porém esse valor pode variar drasticamente dependendo dos procedimentos necessários e de cada caso e região.

Vantagens e desvantagens

Vantagens

  • Suporte sólido e fixo para próteses dentárias;
  • Manutenção do espaço, evitando outros dentes “entortarem”;
  • Possibilidade de restauração em casos de acidente e traumas;
  • Chance de tornar a prótese total mais confortável e estável, não precisando remover para limpar.

Desvantagens

  • Change pequena mas presente de rejeição do implante;
  • Deve passar por um procedimento cirúrgico;
  • Processo longo e duradouro;
  • Risco de infecção, sangramento, lesão de tecidos adjacentes, tais como dentes, gengivas, vasos sanguíneos e nervos.

Perguntas mais frequentes sobre implantes dentários

Quais são os melhores implantes?

Hoje existem muitos tipos de implantes. Eles podem variar na estrutura da superfície, tamanho, espessura e fabricante. O implantodontista é o profissional apto a indicar o melhor implante para cada caso.

Os preços estão relacionados com a qualidade dos implantes?

Ao pesquisar, o paciente encontrará uma ampla gama de preços para o tratamento com implantes dentários. Claramente, a qualidade do implante também é um fator decisivo no custo final do tratamento.

A cirurgia de implantes doe?

A colocação cirúrgica dos implantes dentários é realizada após a administração prévia de um anestésico local, de modo que é completamente indolor. À medida que a anestesia passa, o desconforto que o paciente pode sentir varia de pessoa para pessoa. Em geral, o desconforto é descrito como aquele após uma extração de dente e é adequadamente controlado com analgésicos padrão como o paracetamol ou o ibuprofeno.

Quais são os riscos do tratamento?

O tratamento com implantes dentários é um procedimento seguro e previsível. Desde que o dentista faça a seleção correta do caso com base no histórico e nas necessidades de tratamento do paciente. Desde que os protocolos de tratamento sejam seguidos, então a possibilidade de complicações é minimizada.

Quanto tempo depois da extração dentária os implantes podem ser aplicados?

Em alguns casos, a colocação pode ser feita no mesmo dia que a extração do dente afetado. A vantagem dessa metodologia é que reduz a quantidade de operações e minimiza a quantidade de anestesia e medicamentos. Por outro lado, o pós operatório pode ser mais doloroso pelo tamanho da cirurgia. Esse método não é indicado para todos os casos nem necessidade de extração dentária ou radicular.

Pergunte aos nossos especialistas

Algo te preocupa? Tire suas dúvidas com um profissional. Envie sua pergunta e nossos especialistas vão te ajudar.

Envie sua pergunta
Te notificaremos com a resposta
Recebemos sua pergunta

Enviaremos um e-mail quando um especialista responder.

Não foi possível enviar sua pergunta

Ocorreu um erro inesperado, mas estamos trabalhando nisso. Por favor, tente novamente.

Como funciona?

Envie uma pergunta anônima

Nós moderamos suas perguntas e as enviamos para especialistas doctoranytime

Como funciona?

Receba atualizações para sua pergunta

Se você inserir seu e-mail, iremos notificá-lo quando um especialista responder à sua pergunta

Como funciona?

Confira as respostas

Assim que sua pergunta receber uma resposta, nós a publicaremos nas seções relacionadas do doctoranytime

Diretrizes para Perguntas
  • Sugestões

    • Forneça os detalhes da sua dúvida de saúde

    • Seja breve e direto ao ponto para que os especialistas possam esclarecer sua dúvida

  • Evitar

    • Se referir às pessoas pelo nome

    • Solicitar preços de serviços

    • Postar conteúdo ofensivo ou abusivo

Nota: o termo "médico" é usado por fins de brevidade e objetiva incluir todos os profissionais da saúde.
Referências

1. Arquivo Notícias. (n.d.). ABIMO. , https://abimo.org.br/noticias/

2. UFERJ. (n.d.). Curiosidades sobre implantes dentários - UFERJ. , https://uferj.com.br/saude/curiosidades-sobre-implante-dentario/

3. Conselho Federal de Odontologia - CFO. (2023, January 3). Início. CFO. , https://website.cfo.org.br/

Essa página não contém orientações médicas.
Esta página não contém conteúdo promocional ou anúncios. Leia a política de anúncios aqui.
Este documento é confiável e fundamentado cientificamente. É baseado em estudos médicos oficiais e editado por profissionais de saúde qualificados , mostrando informações objetivas no diagnóstico e tratamento de doenças. Também, inclui referências. Se você é um profissional de saúde e encontrou algum erro ou omissão de informação, contate-nos pelo [email protected]
Obrigado

A sua avaliação pode ajudar muitas pessoas.

Junte-se ao doctoranytime sem custo clicando aqui.

Algo deu errado

Tentar novamente mais tarde

Sua avaliação foi submetida.

Como podemos melhorar?